Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal

Início Rápido

Notícias: Festival Encurta 2016 reuniu arte, criatividade e palestras com profissionais renomados

12/12/2016 13:00
>
Notícias

O futuro de quem quer vencer na vida está diretamente ligado ao que os universitários investem no campo do empreendedorismo. O Festival Emcurta 2016, promovido pelo curso de Comunicação Social da Unigranrio, aumentou a adrenalina entre alunos de publicidade e jornalismo da Unigranrio, que produziram vídeos publicitários e documentários que causaram suspense por parte do apresentador Dostoiewski Champagnatte, cineasta, professor do curso de Publicidade da Unigranrio e um dos responsáveis pelo Emcurta. O impacto causado pelo recurso de telão na hora de apontar os premiados em cada categoria, além de um teaser de cada história, deu o tom necessário para o clima das torcidas durante esse festival. Leia também sobre o bate-papo dos profissionais de cinema e publicidade, Yuri Westermann e Pedro Gui.   

 

Nossos mestres também estão sob os holofotes do Emcurta!


A novidade deste ano foi a inclusão da ‘Mostra Informativa Curtas-Metragens’, voltada ao Ensino Médio. A direção e curadoria do Emcurta contou com a valiosa colaboração das coordenadoras dos cursos de Jornalismo e Publicidade, Ana Cláudia Condeixa e Érika Almeida; além dos professores Marcos Vinícius Alves, Rosane Oliveira e Arthur Willian Santos. O apoio promocional foi da Agência-Escola Marco Zero, cabendo ao Canal Unigranrio e ‘Unigranrio On-line’ a cobertura do evento.



Os ensinamentos na vida das pessoas podem surgir como inspiração baseada nos poetas: a qualquer hora  e em qualquer lugar.


E foi assim que ouvimos um papo reto de Dostoiewski Champagnatte, que mostrou a seus alunos que oportunidades não chegam embrulhadas em caixas de presente: “Quando eu ouço de algum aluno que para trabalhar em cinema é necessário fazer parte de uma panelinha, respondo que basta querer entrar nela ou participar de festivais, por exemplo, e pedir uma chance, porque é dessa maneira que é possível mostrar o empreendedorismo de cada um. Nós temos ex-alunos empregados em grandes empresas, como a Conspiração e outras de destaque no Rio. Isso é motivador para professores, alunos e coordenadores dessa universidade”, declara Dostoiewski.

 

Em curtas palavras! 


Nesses dias de Emcurta, o aprendizado dos alunos é a chave que pode abrir novas frentes, porque palestrantes renomados sempre trazem luz no caminho dos futuros profissionais. E para mostrar que o tempo não dá trégua a quem fica esperando a grande chance em casa, publicitários e cineastas como Pedro Gui (dono da produtora de cinema Roda Filmes) e Yuri Westermann (ator, poeta, roteirista, diretor de fotografia e editor de cinema), convidados do bate-papo com alunos de Publicidade e Jornalismo, deram o pulo do gato sobre como agir para se obter o primeiro emprego. Em uma hora, o talk show comandado por Dostoiewski Champagnatte agitou a plateia, abriu portas e janelas para o sucesso, mas deixou claro que capacitação é para ontemLeia mais sobre a palestra deles.  

  

Confira a lista de vencedores do Emcurta 2016 /Júri Popular.

Os vencedores desta edição passaram pelo crivo de especialistas e de internautas. Na Categoria Publicidade quem levou o prêmio foi o vídeo “Brasil diverso – promovendo o respeito às diferenças”, de autoria dos alunos Deanghort da Costa, Fernanda Rira, Juliana Pinto, Marcelo Júnior e Thiago Silva. Veja agora o vídeo que fez a alegria dos jurados e do público em geral.

 

 

Na Categoria Ficção, o vídeo “O peso da traição” obteve o primeiro lugar, com participação de Gabriele Gonçalves, Beatriz Gil, Pâmela Costa, Sérgio Augusto, Paula Reis, Ariel França, Raphaelle Santana, Bruno Dantas, Samila Nascimento, Alessandra Alves, Paula Greco, Carine Nascimento, Natasha Florêncio, Rita Machado, Paula Reis, Kléber Kaique e Karine Damasio (Unigranrio).



Veja, curta e compartilhe mais este vídeo, com edição no tom do suspense e do drama narrado. Nesse, o bonequinho também aplaudiria de pé.  

 

 

Na Categoria Reportagem, o vencedor foi o vídeo “Guerreiras do Cotidiano”, de autoria de Rômulo Norbark, aluno da Universidade Rural do Rio de Janeiro.

 

Vale a apena conferir os depoimentos de mulheres  que abraçaram a profissão como ambulantes nas ruas e que venceram as dificuldades do dia a dia. Nesse excelente documentário há lições de muita superação contra a violência e preconceito.

 


Fechando a Premiação do Júri Popular, o filme vencedor foi “Flamengo – mundial 1981”, que teve participação dos seguintes alunos da Unigranrio: Jéssica Nunes, Milena Almeida, Ricardo Souza e Maressa Almeida.

 

Nesse filme, os alunos mesclaram depoimentos de jogadores do Flamengo, músicas que embalavam a torcida, além daquele jogo inesquecível em 1981, no dia em que o Mengo foi Campeão Mundial de Clubes, em Tóquio, contra o Liverpool, na vitória por 3 a 0, com dois gols de Nunes e um de Adílio). Confira o resultado desse vídeo.

 

 

A mostra competitiva do Emcurta também teve Premiação/Júri Técnico. Essa categoria também fez bater mais forte o coração dos concorrentes, que estavam ali para conferir a apresentação dos finalistas.


 

Na Categoria Publicidade o vencedor foi o vídeo “Brasil diverso – promovendo o respeito às diferenças”. Os alunos Deanghort da Costa, Fernanda Rira, Juliana Pinto, Marcelo Júnior e Thiago Silva voltaram ao palco para receber mais um troféu, agora em outra categoria.

 

Na Categoria Ficção (Menção Honrosa), Laís Dantas, da Unigranrio, foi a indicada com o vídeo “Tudo aqui dentro”. O professor Arthur Willian Santos a representou durante a entrega do troféu.

 

 

Na penúltima premiação, na categoria Reportagem, o vídeo vencedor foi “BR 465 – Guerreiras do Cotidiano”, de Rômulo Norback, que subiu ao palco para receber seu segundo troféu.


Antes do apagar dos holofotes, o público ainda teve tempo de aplaudir o vencedor da Categoria Documentário, onde o vídeo “Quem queremos ser”, de Misael Gonçalo e Brendo Nascimento, levou o Troféu Emcurta. O vídeo mostra depoimentos de alunos a Unigranrio, seus sonhos, problemas e atitudes no convívio diário com familiares, colegas de trabalho e amigos em geral.

Galeria de imagens da notícia

Enviar Comentário

 
 
   

Últimos Comentários

Seja o 1º a comentar!