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Notícias: Livro Padrão Enade analisa edições anteriores dessa prova e propõe mudanças

25/11/2016 15:00
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Notícias
O livro Padrão Enade é mais uma balizador do padrão e dos objetivos educacionais do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que neste ano teve a participação de 90,7% dos inscritos.  Essa publicação, que leva a assinatura de professores do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unigranrio (com exceção de um professor),  faz uma radiografia do ensino atual e ajuda as IES a criar uma metodologia de leitura e análise dos resultados deste exame, para que haja melhor evolução dos conteúdos programáticos, estratégias de ensino e de avaliação, e design das matrizes curriculares. 


Livro analisa os casos práticos de sala de aula e as aplicações de ensino nas distintas áreas gerenciais


Outros ingredientes que centrifugam o complexo projeto dessa obra também são destaque, como corpo docente, instalações físicas, projeto pedagógico e as notas dos alunos. “Tudo foi idealizado por ser necessário a verificação das dimensões que envolvem aprendizagem, os casos práticos de sala de aula e as aplicações de ensino nas distintas áreas gerenciais. Este livro de 120 páginas foi escrito por Adriana Anadeu Garcia Torres, Cláudio Marques Maciel da Silva, Josué José da Silva, Márcio Gonçalves de Pinho, Paulo César Macedo de Albuquerque, Sebastião Cavalcanti Neto, Alexandre Mendes Nicolini e Rui Otávio Bernardes de Andrade (estes dois últimos são os organizadores do livro Padrão Enade, lançado em 2015 pela Editora Grupo Editorial Nacional). 


Um livro para ser lido, relido e sorvido por mais de um milhão de alunos, professores, diretores de escolas, reitores e coordenadores de ensino.


 Padrão Enade é um livro que deverá ser lido no Brasil por mais de 30 mil professores, coordenadores de ensino e tutores, 15 mil reitores, diretores e pró-reitores e, também, por um milhão de estudantes. Cerca de 2.500 estabelecimentos de ensino terão esse livro para consultas, seja nas bibliotecas ou nos ambientes de pesquisa. “Nós sabemos que pouco se avançou em termos de desempenho dos avaliados, significando baixo desdobramento na eficácia da formação à sociedade. Depois de analisarmos 120 questões durante três edições do Enade, em 2006, 2009 e 2012, por meio do referencial teórico Taxonomia de Objetivos Educacionais, foi possível interpretar quais delas falavam sobre compreensão, conhecimento, aplicação, análise, síntese e avaliação. Nós observamos que a maioria das faculdades só trabalha em dois dos níveis aqui descritos, o que representa apenas 40% da prova do Enade. Mas 60% dessa mesma prova versam sobre análise, aplicação, síntese e avaliação. Os alunos ainda são mal preparados para a prova do Enade, no Brasil”, conclui Alexandre Mendes Nicolini, um dos autores do livro Padrão Enade. 


Segundo Alexandre Mendes Nicolini, esse livro é recomendado para a formação de professores nos cursos de especialização, mestrado e doutorado para as áreas de ciências gerenciais, administração, economia, ciências contábeis, cursos superiores de tecnologia em RH, marketing, finanças e outros da área de gestão. No topo deste interesse estão, também, donos de escolas, professores, tutores e coordenadores de ensino, e estudantes preocupados com sua própria formação.   

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